tag:blogger.com,1999:blog-6893052163435047632024-03-05T02:58:06.680-03:00Masmorras da MenteSobre aventuras em masmorras esquecidas e florestas assombradas que se passam apenas na imaginaçãoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.comBlogger73125tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-47328301046412892462013-05-08T13:36:00.004-03:002013-05-08T17:25:14.391-03:00Projeto: em que pé anda?
Leitores do ano passado acompanharam várias
discussões sobre uma variação das regras que pretendia utilizar como meu sistema de campanha. Por isso, é válido apresentar uma espécie de “relatório parcial” de a quantas andas esse projeto. Desde o princípio me propus a nada escrever em pedra, mas aceitar um estado de constante fluxo, que seria apropriado para receber novas ideias e avaliar Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-78309613556711353032013-05-06T13:26:00.000-03:002013-05-06T13:26:15.402-03:00Criação colaborativa - Orcs e afins
Uma das mudanças de postura que para mim tem
sido mais proveitosas esse ano é a construção colaborativa. Melhor dizendo, ao invés de assumir toda a responsabilidade na definição da cara e personalidade do mundo de campanha, estou devolvendo uma pergunta sobre o cenário feita pelos jogadores por outra - “e como você que seria?”. Isso tem dado frutos não previstos, afinal ,essa é um dos pontos Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-53379350050611234792013-05-05T20:36:00.001-03:002013-05-06T11:36:38.483-03:00Iniciativa, caso 2
Novamente olhando opções sobre como lidar com a iniciativa da campanha, dou uma lida na cópia digitaldo Chainmail, e surpreendentemente ela me provê com uma outra opção interessante. Para quem não conhece, Chainmail era originalmenteA regra de combate do D&D original, um sistema de resolução de combates medievais para campanhas de wargame. Se por um lado o D&D evoluiu utilizando uma Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-81662591361795108712013-05-05T14:29:00.004-03:002013-05-05T18:11:25.131-03:00Poster motivacional 101Visto originalmente no blog "The Looney DM", mas tão interessante que decidi compartilhar aqui:
-"O segredo que nunca devemos permitir os mestre de jogo descobrirem é que eles não precisam de regra alguma" - Gary Gigax, grande DM mas péssimo gestor de empresaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-33142545432367468902013-05-05T14:24:00.000-03:002013-05-05T14:24:33.831-03:00O que acontece com a Wizards of the Coast?
Navegando descompromissadamente o site da WotC, em parte para ver a que pé anda o playtest do
D&D Next, foi uma grande surpresa perceber que na lista de novos lançamentos previstos, todos ou a grande maioria eram reimpressões de material antigo. Salta os olhos, sem dúvida, os anúncios da nova caixa marrom e as reedições do livros básicos da segunda edição . Se por um Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-87617013028630117642013-05-03T14:44:00.001-03:002013-05-03T14:44:13.318-03:00Ouro como medida de carga
Em um jogo onde o acumulo de tesouro é
importante, principalmente através da pilhagem de covis de criaturas nos ermos, fazia sentido medir a sobrecarga dos personagens de acordo com a quantidade de peças de ouro carregadas. Apesar de nos dias atuais a carga costuma ser calculada com desprezo do peso da pilha de ouro carregado, o jogo original possuía uma curiosa regra de carga seguindo essa Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-43884024053605006722013-04-29T14:51:00.002-03:002013-04-29T14:51:23.431-03:00Opções de evolução para as raças de pdj
No jogo original, existiam poucas regras definidas sobre como lidar com as raças tolkenianas para jogadores. Alguma descrição sobre suas vantagens, algo sobre a possibilidade dos elfos serem multiclasse, limitações de nível que fazem sentido mais para o DM do que para personagens jogadores em campanha. Numa bifurcação da evolução do D&D, uma vertente saiu para encarar a raça
como classe,Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-53718546201899670932013-04-25T11:17:00.004-03:002013-04-25T11:17:53.200-03:00O caso da iniciativa
Em geral, em termos de regra de iniciativa, meu
grupo sempre pendeu entre dois extremos: a clássica e simples iniciativa de grupo ou a detalhada iniciativa individual. Mas, ao folhear alguns livros que tenho usado de base para a construção de minha campanha atual, me surpreendeu as diferentes opções possíveis para esse evento. Já é sabido para os leitores do blog que tenho buscado alcançar umAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-60690477951485358182013-04-18T09:50:00.000-03:002013-04-18T09:55:44.286-03:00Dia de apreciação do "Sword & Wizardry" → Considerações extra-oficiais
Foi ontem , dia 17 de Abril , que teve lugar uma campanha comemorativa do sistema Old School Sword & Wizardry . Vários blogs gringos , incritos pela Mythmere Games , anunciaram e participaram com conteudo para a data.
Uma das coisas legais da campanha foram as
doações de materiais grátis e o desconto de 25% nos livros de S&W nos sites de vendas . Aproveitei e consegui agarrar o SAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-39208695209125267392013-04-17T15:03:00.001-03:002013-04-17T15:04:28.168-03:00O que Skyrim pode ensinar para um bom "sandbox"
Skyrim é o tipo de jogo que te marca. O quinto
episódio da saga Elder Scrolls já foi incansavelmente elogiado e celebrado mundo afora, suas qualidades enunciadas a exaustão, seus defeitos catalogados com escrutínio. Com mais de 400 horas de tempo de jogo no steam, não posso deixar de notar o quanto esse game atinge os pontos certos para uma boa campanha sandbox, com uma liberdade inigualável,Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-33838457030318069822013-04-16T19:06:00.002-03:002013-04-16T19:35:47.465-03:00Reabrindo e velho Tomo de histórias fantásticas
Após um longo hiato , restabeleço uma humilde campanha de rpg de mesa . E foi sem pretensão , sem as megalomanias do tempos idos , sem ao menos uma ideia do que apresentar aos meus ávidos jogadores (sem aventura , sem cenário de campanha, sem conjunto de regras ) , confiante apenas numa capacidade quase mística de improvisação, que a fagulha de maravilhamento novamente acendeu entre os Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-42440691367479080252012-11-16T18:37:00.001-02:002012-11-16T18:37:02.284-02:00Projeto: o paradigma mágicoUm dos aspectos mais sensíveis e que provoca maiores divergências entre os jogadores de fantasia d&diana é como o sistema de magia opera. Inspirado nos escritos de Jack Vance e seu “Dying World”, o paradigma mágico de D&D é inconfundível e inspirado. Ao longo do tempo, aprendi a respeitar e até mesmo a apreciar o modo como o jogo opera a magia, contudo, a artificialidade do sistema como Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-21570689215038289412012-11-15T16:09:00.001-02:002012-11-15T16:09:09.029-02:00Projeto: existe necessidade de um sistema de resolução de tarefas universal?Uma das questões que separam os adeptos dos “velhos caminhos” e os seguidores da “modernidade” é a resolução de tarefas universal. Sendo mais direto, se existe uma maneira única para reger os resultados de lançamentos de dados (o caminho dos jogos modernos) ou se existem várias (o método original). Pessoalmente não tenho preconceito com nenhum dos dois modos, já que uma revista mais minuciosa Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-79268279853984404782012-08-26T21:48:00.001-03:002012-08-26T21:48:19.613-03:00Wizards anuncia relançamento do catálogo TSR online?Estava numa leitura “leve” no meu blog roll quando me deparo com esta notícia vinculada no blog Mythmere’s Blog: que a Wizards pretende relançar os livros fora de linha da finada (e saudosa) TSR. O blog de Math Finch está ligado ao desenvolvimento do Swords & Wizardry, por isso confio que a fonte tenha credibilidade (siga o link anterior para o post original). O movimento da WotC para o Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-4601475519500826542012-08-26T20:15:00.001-03:002012-08-26T20:15:47.871-03:00Projeto: Origens de personagemOrigens de personagem é um conceito simples que serve para dar mais cor ao personagem criado pelos jogadores. Determinados aleatoriamente, as origens revelam como foi a infância e vida anteriores do personagem, antes de receber treinamento na sua classe e tomar a vida de aventureiro. representam atividades mundanas (ou não tão mundanas assim), que principalmente influenciaram na formação do Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-70586833368350091672012-08-19T16:51:00.001-03:002012-08-19T16:51:43.199-03:00Projeto: atributos velhos e novos, a descrição mais básica do seu personagemAo falar sobre as Origens em um post passado, esperava ser este o próximo assunto para mostrar do meu projeto doméstico. Contudo, percebi que sem falar antes de como os atributos terão forma, estaria escrevendo sobre algo que os leitores não teriam como avaliar. Assim, estarei aqui revelando um pouco o pé que está o desenvolvimento dos atributos do projeto, uma parte essencial para definir que Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-17999949915399881322012-08-05T16:38:00.001-03:002012-08-05T16:58:18.207-03:00Sempre se perguntou de onde veio o nome Dungeons & Dragons?Realizando minhas pesquisas na net (cada vez mais raras), esbarro numa entrevista com Gary Gigax realizada para o RPG.net em 2001 que chamou minha atenção. Mesmo tento uma dose considerável de informação já bem conhecida do público em geral, em uma pergunta em particular, sobre a cooperação entre Gary e Arneson na criação do RPG seminal, Gigax revela o processo pelo qual o jogo veio a se chamar DAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-40257760171753430682012-08-04T19:08:00.000-03:002013-04-16T19:26:30.981-03:00A Arena e os básicos do combate – parte 1
Continuando as pré-visualizações do meu projeto de D&D variante e do guerreiro, nada mais natural do que falar um pouco sobre como o combate está sendo organizado até o momento. Um dos meus objetivos aqui é desenvolver de forma efetiva um combate com elementos táticos SEM o grid. Posição e movimento passam a ter uma certa importância, mas não a ponto de transformar o combate num jogo Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-65594833391217705972012-08-04T14:45:00.001-03:002012-08-04T14:45:17.882-03:00Projeto: vantagens e desvantagens, supremacia e inferioridade e como desmoralizar seu oponenteBom sábado a todos os leitores. Percebi em meus últimos posts que precisava esclarecer bem o que pretendo fazer com relação as preposições de vantagem e desvantagem. Para mim essa regra conforme apresentada no playtest do D&D next serviu de gatilho para esse projeto antigo meu. Elegante e funcional, me permite substituir as antigas tabelas de modificadores numéricos para adjetivos claros que Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-5941297176441660152012-08-01T23:05:00.001-03:002012-08-01T23:05:25.881-03:00Estilos de combate do GuerreiroEssa era um das regras que achava mais legais do Livro Completo do Guerreiro do AD&D segunda edição. O único livro vermelho lançado aqui no Brasil, vinha recheado com opções interessantes para os fighters, além dos estilos tinha variações das perícias com armas, novas táticas de combate, regras para justa e introduzia os famigerados kits (proto classes de prestígio). Como é minha intenção no Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-91734740676091929042012-07-31T20:14:00.001-03:002012-07-31T20:19:39.738-03:00Thulsa Doom e o enigma do aço: o dilema da MulticlassePara quem não sabe, Thulsa Doom é um vilão criado por Robert E. Howard que ficou imortalizado na interpretação de James Earl Jones no filme Conan The Barbarian de 1982. Originalmente um vilão de Kull, sua aparição na película ajudou a “subir as apostas” que o grupo de heróis, liderado por Arnold “Talk to the Hand” Schwarzenegger, enfrentou para torná-lo um clássico cult. O importante para este Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-37005715149774994562012-07-30T20:57:00.001-03:002012-07-30T21:42:55.593-03:00Reimaginando classes: Guerreiro (Warrior) – estágio inicialNo meu último post, explicitei meu desejo de criar uma variante do D&D, diferente o suficiente para ser relevante e que atendesse minhas exigentes demandas e influências. Até anunciei que tinha alguma coisa no forno. Pois bem, para evitar ficar só no lero-lero e finalmente mostrar algo palpável, apresento aqui meu esqueleto atual na reimaginação das classes. Apresento-lhes, a minha Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-49045501110015603092012-07-23T19:41:00.001-03:002012-07-23T20:25:44.142-03:00Post comemorativo: o que está por virBom início de semana a todos. No meu processo reflexivo para decidir o assunto do presente post, notei em meu painel do blogger que o post anterior, sobre classes, foi o quinquagésimo na história desse blog. Não parece muito, mas ao lembrar da trajetória até aqui percebo o quanto foi atribulado e muitas vezes desesperador correr atrás dos meus objetivos na minha “vida real” e dividir minhas Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-59788268691700368502012-07-17T22:12:00.001-03:002012-07-17T22:14:28.944-03:00Classes: o que está em jogoÉ uma tradição que remonta aos primórdios do hobbies, oferecer um menu de opções de classe para os jogadores escolherem. Essas escolhas vão desde o básico (guerreiro) até o exótico (sha’ir, para os amantes do Oriente Médio como eu), e buscam atender as demandas por arquétipos e avatares de todos os tipos. Mas o que realmente as classes fazem? No passado se entendia que as variações eram apenas Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-689305216343504763.post-58798802451319514442012-07-15T19:28:00.000-03:002012-07-15T19:32:10.382-03:00Dio encontra Hyboria!É disso que falo!
Engraçado como conheço essa música do Deus do Metal há anos e só nos últimos dias vi o videoclip!
É disso que falo, Sword & Sorcery na veia, atmosfera fenomenal!
Muitas já devem conhecer, mas para os que não conhecem, aí está.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/01598976234608891259noreply@blogger.com4