Sobre Masmorras da Mente

O blog Masmorras da Mente busca discutir assuntos diversos do mundo D&D em primeiro lugar e do mundo RPG de forma geral. Espere encontrar diálogos retóricos, tentativas de análise e discursos de puro desvario nestas páginas. Imagine uma conversa de bar, só que nerd, onde a boêmia pode inflamar muitas opiniões. Sinta-se a vontade para opinar, concordar e discordar, e quanto mais colaborar apontando o porquê dessa opinião, mais o blog irá melhorar. Antes de continuar, três conceitos são primordiais para entender as palavras aqui escritas:

O que é Old School (velha guarda): existe uma confusão quando se anuncia old school aqui no Brasil. A velha guarda brasileira é fundamentalmente diferente da velha guarda americana, por estar ligada a segunda edição do AD&D lançada no início dos anos 90, sob a égide da Abril Jovem. Para eles, já estaríamos na “nova guarda” (se é que o termo existe). Por questões cronológicas e evitar confusão, quando nos referimos nesse blog ao “old school” estamos nos referindo ao modo de jogar anterior a essa data, e principalmente o não ligado ao Dragonlance. Por quê isso? Sou da opinião de dar o devido valor a quem é de direito. Enquanto estávamos engatinhando no RPG, eles já tinham praticamente duas décadas de história. Isso não é pouca coisa. Então por motivos de coerência o old school tratado aqui envolve desafios ao jogador, o DM mais como árbitro do que como narrador e aventuras divididas simploriamente entre masmorras e vastidão selvagem. O termo também não está ligado ao fato do sistema ser simples ou complexo. Old school é uma forma de se jogar.

O que é "Nova Escola": ao definir acima a velha guarda, é vital esclarecer o que é a nova. Um sistema que preza por regras que simulam praticamente todas as atividades dos personagens, que esperam um nível de conhecimento habilidoso dos livros de regras, e que busca narrar uma trama pré-estabelecida na aventura, são todos elementos da nova escola. Outras características que podem estar presentes é um nível elevado de poder ou uma estética muito distante das fontes de fantasia original (como animé).

O que é Dungeons & Dragons: para propósitos desse blog, ao falar D&D estamos partindo da caixa marrom original de 1974, de Dave Arneson e Gary Gigax. Qualquer outra edição é tratada como uma versão desse original, modificando e ampliando conceitos e sistemas estabelecidos pelos seus autores em seus três livretos. Nessa definição se inclui, mas não se limita: a caixa vermelha, ciclopédia, advanced, terceira edição e tactics. Assim sendo todas as discussões que envolvem D&D aqui podem partir de uma dessas variações ou retornar ao original para seguir um caminho totalmente diferente.
Puxe uma cadeira e sinta-se a vontade.

O que é Masmorras da Mente?

Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!