Existem algo que eu inadvertidamente omiti (ok, esqueci completamente) da última vez, foi dizer que estou participando do playtest público do D&D next. Grande coisa, afinal se é público qualquer um pode participar, não é? Ainda assim, como estou afastado das mesas já tem um tempo, o que me resta é discutir as regras e compartilhar minhas impressões com os leitores do blog. Muitos já devem saber daquela cláusula do contrato que impede a reprodução das regras, mas sim podemos falar sobre elas. Então…
Sobre aventuras em masmorras esquecidas e florestas assombradas que se passam apenas na imaginação
segunda-feira, 18 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Modificadores de Atributos em Crypts & Things
Crypts & Things tem uma distribuição de modificadores de atributos que está ganhando minha paixão, baseada em parte no D&D básico (caixa vermelha), ou seja uma distribuição de -3 a +3, com a diferença de que sua distribuição é -1 a +3. O que significa que valores menores que 9 sempre terão -1 de penalidade. Eu deixei de ser há muito fanático quanto à simetria, por isso essa curva menor não me provoca urticárias.
A princípio a falta de valores simétricos pode parecer entranho para muita gente, mas em verdade essa regra responde algumas questões perenes no que concerne o quanto de penalidade faz um aventureiro. Eu mesmo já utilizei o argumento "não é o bônus que faz o herói, mas como você o interpreta", mas em última instância isso provoca mais discussões e sentimentos feridos no público em geral do que vale. Eu posso pedir como DM uma rolagem 3d6 na ordem sem tanta choradeira quanto antes. Isso vem a somar-se ao escrito de Gary Gigax no DMG original, que urge valores altos de atributos para os heróis, acredito em parte por reconhecer a pequena chance de sobrevivência que muitos valores baixos podem provocar. E afinal, um jogador não deve ser obrigado a jogar com um personagem que é claramente deficiente por mero infortúnio nos dados.
domingo, 10 de junho de 2012
D&D Next, Retroclones e ruminações afins
Oito meses. Se passaram oito meses desde minha última atualização nesse blog. Engraçado como o tempo, depois de certa idade, passa sem pedir licença. Sempre me via a beira do teclado para escrever alguma coisa, mas pelo cansaço e outros compromissos prometia a mim mesmo, “semana que vem eu faço”. E assim se foram oito meses… devo dizer que não era minha intenção tanto ficar tanto tempo longe desse espaço, que para mim serve como veículo para dialogar e trocar ideias com outras pessoas que compartilham meus gostos diferentes, como tanto uma terapia “0800”. Ainda assim trabalho, faculade, vida social e outras coisas que dizem ser “coisa de adulto” cobraram seu imposto e me mantiveram afastado daqui. Foi preciso uma greve nacional e o advento do meu bárbaro de Diablo 3, Drogo (que confesso, separava uma horinha do meu dia para jogar), ao nível 60 para direcionar minha mente de volta ao RPG e as histórias estranhas. Assim, vejo ser necessário um pouco de conversa introdutória (ou reintrodutória) para retormar a atividade desse blog ao normal.
Assinar:
Postagens (Atom)
O que é Masmorras da Mente?
Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!