quarta-feira, 13 de junho de 2012

Modificadores de Atributos em Crypts & Things

Crypts & Things tem uma distribuição de modificadores de atributos que está ganhando minha paixão, baseada em parte no D&D básico (caixa vermelha), ou seja uma distribuição de -3 a +3, com a diferença de que sua distribuição é -1 a +3. O que significa que valores menores que 9 sempre terão -1 de penalidade. Eu deixei de ser há muito fanático quanto à simetria, por isso essa curva menor não me provoca urticárias.
A princípio a falta de valores simétricos pode parecer entranho para muita gente, mas em verdade essa regra responde algumas questões perenes no que concerne o quanto de penalidade faz um aventureiro. Eu mesmo já utilizei o argumento "não é o bônus que faz o herói, mas como você o interpreta", mas em última instância isso provoca mais discussões e sentimentos feridos no público em geral do que vale. Eu posso pedir como DM uma rolagem 3d6 na ordem sem tanta choradeira quanto antes. Isso vem a somar-se ao escrito de Gary Gigax no DMG original, que urge valores altos de atributos para os heróis, acredito em parte por reconhecer a pequena chance de sobrevivência que muitos valores baixos podem provocar. E afinal, um jogador não deve ser obrigado a jogar com um personagem que é claramente deficiente por mero infortúnio nos dados.

O que é Masmorras da Mente?

Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!