domingo, 15 de julho de 2012

Por que, Wizards, não tivemos mais relançamentos como esse?


Próxima terça-feira, dia 17, teremos o lançamento oficial das edições Premium da primeira edição do Advanced Dungeons & Dragons. Ao meu ver, uma tentativa de retificar uma atitude da era Wizards que não fazia sentido. Negligenciar as edições anteriores do jogo, esquecer seu séquito de fies seguidores e consumidores foi um dos impulsos que motivaram o renascimento Old School e toda essa confusão que vivemos hoje em dia. Quantas versões e visões de D&D temos atualmente? Já perdi a conta. Claro que isso permitiu a exposição pelo público de grande ideias, que estariam retidas à pequenos grupos não fosse a OGL, e em retrospectiva  tivemos um bom saldo.
Contudo, como donos da marca, porque não aproveitar a demanda ávida de jogadores e relançar edições comemorativas, como essa, de edições passadas? Tiragem limitada, material de boa qualidade e coloque seu preço, eles virão!
Não posso deixar de pensar o quão inútil esse lançamento, nos dias de hoje, pode se tornar. Jogadores da 1° edição já estão as voltas com OSRIC há vários anos. Um trabalho de amor e dedicação, que acima de tudo é gratuito. Acredito que o lançamento será um sucesso, afinal, é a edição relançada verbetem com todas as suas clássicas ilustrações. uma nova chance para aqueles que querem substituir com uma edição de colecionador seu livro surrado e uma nova oportunidade para aqueles muito jovens ou desatentos para terem pulado no barco naquela época.
Se tem um crime ainda em andamento é a falta do reconhecimento com a edição original, a de 1974. Óbvio que ela precisa ser reescrita para o mercado de hoje, mas para mim essa edição estabele a sine qua non de tudo posterior. Todos os conceitos fundamentais do D&D, e em grande parte do RPG também, estão lá. É verdade que o livreto original é quase arcanamente ininteligível, mas se a Wizards procura o Santo Graal do D&D para lançar uma edição para a todos reunir, não precisa olhar mas nada. Em verdade, temos o ótimo trabalho da Mythmere Games e seu Swords & Wizardry, justamente essa tentativa feita de forma magistral. Novamente, o produto é gratuito.
Um reconhecimento tardio do valor das edições anteriores. Dependendo das expectativas com esse relançamento, ele pode ser um sucesso, mas não deixo de refletir se em outro momento teríamos uma procura maior. Continuo sendo um defensor dos retroclones e fiél da posse do D&D aos jogadores, sem contudo ponderar nas possibilidades de outro mundo…

3 comentários:

  1. Realmente, a WotC deveria ter tido mais respeito pelas antigas edições...

    Apesar de tirar o chapéu pela iniciativa de reimpressão de AD&D 1º edição e do D&D 3.5, acho que foi um pouco tarde... Hoje não troco mais S&W por nada Haha =D...

    ResponderExcluir
  2. Como eu nunca tive acesso as edições antigas (1° e 2°) para mim é ótimo, mas concordo que é bem tarde para eles...

    Eu espero que eles também façam uma reimpressão do AD&D 2° edição.

    ResponderExcluir
  3. Druida, compartilhamos essa preferência pelo S&W. Tem muitas edições que merecem historicamente uma reimpressão. Red Box, original D&D e Rules Cyclopedia sendo outras.
    Leo, você está no público que acredito mais poder se beneficiar do lançamento, mas temos tantas opções hoje em dia que o corre o risco de ser irrelevante.
    Agradeço os comentários

    ResponderExcluir

O que é Masmorras da Mente?

Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!