segunda-feira, 9 de julho de 2012

Resenha Informal: Adventurer Conqueror King System

Olá a todos. Com esse titulo estranho, venho escrever sobre um livro de rpg imagespara vocês. Mas o que vem a ser uma resenha informal? Devido a minha intermitente preguiça e divagação, o que era para ser uma resenha propriamente dita sobre essa excelente visão de D&D, se tornou um tête-à-tête sobre minhas impressões do que o livro tem a oferecer a nós, intrépidos aventureiros. E o que viria a ser uma resenha propriamente dita? Respondo dizendo primeiro o que você NÃO vai encontrar aqui. Não pretendo fazer uma análise sistemática sobre o livro e seus capítulos, mas sim uma conversa informal sobre o que achei até agora das partes que efetivamente li.
 
Pois bem, o livro escolhido para hoje é Adventurer Conqueror King System (daqui para frente referenciado como ACKS). Com esse nome estranho, o sistema da Autarch vem apresentar uma experiência que sempre esteve subentendida no D&D da velha guarda mas nunca havia sido implementada satisfatoriamente: os níveis finais (conhecido também para os anglófilos como end game). Aquela parte onde você sobe para o “Nível do Nome” (ou name level) e ganha seu castelo e seguidores. Em verdade, isso soa reminiscente do legado wargamer do jogo, quase como se ele esperasse que o jogador migrasse para as batalhas com miniaturas depois de uma vida de aventuras em masmorras escuras. Afinal, G e D eram grandes amantes desse hobbie. Independente do motivo, nenhuma versão até hoje conseguiu fazer com que essa parte importante da carreira do personagem tivesse os mesmos elementos “game” e “role” das aventuras nos subterrâneos. As próprias fontes de inspiração assumem essa evolução: Conan e Kull se tornaram Reis(não sem antes se tornarem conquistadores), Elric já era herdeiro do trono de Melniboné desde o nascimento e os arquimagos de Jack Vance arregimentavam enormes recursos. O que muitas vezes acontecia de facto no D&D era que, apesar do nível, o tipo de jogo não mudava, apenas os números ficavam maiores e os monstros também. Isso é particularmente verdade nas últimas edições, e muitas vezes ficava frustrado em apresentar um personagem Épico numa aventura, que servia apenas como um garoto de entregas (épico) para um NPC ainda mais poderoso. É bom deixar claro que não estou criticando com gosta desse estilo de jogo, mas como amante da boa e velha espada e magia, minhas expectativas eram parecidas com essa evolução subentendida. Um personagem poderoso por seu próprios méritos é um líder entre os homens, sendo isso o desejo de seu coração ou não. A responsabilidade bate a sua porta mesmo que tente fugir, e a escolha é tão importante quanto o resultado.
b1c4672f82b241525573d4d4b721f3e1Digressão feita, vamos voltar ao livro em si. ACKS apresenta justamente essa experiência de conquista e liderança de forma equilibrada e racionalizada, tornando-a muito mais simples para o consumo de jogadores que bombaram na matéria de administração de reinos na escola. Não só reinos e domínios, mas a guilda, a torre mágica e o forte religioso são previstos nas regras. Com os mecanismos apresentados de uma maneira inteligível, é possível migrar para os efeitos políticos que a vida de glória e fortuna dos aventureiros causaram no mundo de campanha, e sofrerem as consequências de suas escolhas. E ao preservar o aspecto “game” desse período da carreira, é possível manter o interesse do jogador nas estatísticas e ficha do personagem, que ainda é uma característica fundamental da diversão de um rpg como D&D. Reconheço que essa atividade política pode não ser divertida para todos os jogadores, mas apresentar a opção, que pode ser ignorada, é melhor do que levantar a possibilidade e não satisfaze-lá.
ACKS cumpre seu objetivo ao reconstruir a economia das peças de ouro do jogo. Torna a economia verossímil ao apresentar os salários dos serviços de acordo com os itens finalizados. Em um mundo medieval (mesmo que pseudo) o dinheiro é concentrado, e reis possuem porões cheios de joias e barras de ouro enquanto o carregador da vila luta para acumular algumas moedas de prata ao ano. O estilo de vida aventureiro permite ao pobretão alcançar o consumo e ostentação dos poderosos no decorrer de uma curta vida, ao custo de colocar essa mesma vida em risco constantemente. Quando os cofres começam a receber torrentes de moedas resgatadas de monstros e masmorras, as possibilidades, e responsabilidades, também crescem. O sistema pelo qual isso é feito é direto: existem os custos, existem os preços médios dos serviços, existe a renda da terra. Não é usado nenhum abracadabra meta-jogo onde a terra possui atributos e a riqueza é relativa. Tudo é feito pela quantidade realista do seu custo nesse mundo imaginário. Esclarecendo isso, já deixo avisado o leitor casual que esperaria um sistema narrativista que simplificasse sua vida, pois não vai encontrar. Existem até suplementos para D&D que criam exatamente esse sistema, por isso, se essa é a sua praia, fique longe de ACKS.
Em última análise, essa abordagem parece estar mais em sintonia com o famigerado naturalismo gygaxiano. Ele é apresentado de forma isenta das necessidades dos personagens jogadores, e eventos aleatórios flagelam os domínios como se fossem as conhecidas tabelas de monstros errantes. Um barão do jogador pode ser penalizado pesadamente sem ter culpa disso, restando a ele se adaptar ao cenário em mutação e procurar soluções.
Se tratando de um retroclone, mesmo de segunda geração, é importante esclarecer qual das versões do D&D o jogo tira por base. No caso do ACKS, se trata do D&D B/X, ou basic e expert. Essa versão é a que deu origem a lendário Cyclopedia, que inclusive era a única versão anterior que tinha um raciocínio mais demorado sobre domínios (dentro do meu conhecimento). Existem algumas mudanças ao jogo base, como não poderia deixar de ser, e alguns refinamentos e esclarecimentos. Parte delas funcionam melhor do que outras, como vou denotar a seguir. Para evitar cair na armadilha do raça como classe (pelo menos para os acostumados ao AD&D), os designers mantiveram as classes apenas, com a jogada de criar classes específicas para as raças de Demi humanos. Existem duas classes para anões e duas classes para elfos que são exclusivas, e eles não podem escolher as classes normais para humanos. A primeira vista uma abordagem elegante, mas não é difícil perceber alguns problemas futuros. O livro possui um sistema de perícias herdado daquele do segunda edição, absorvendo o conceito dos talentos dentro deles. Aqui é uma questão de gosto, já que as regras pelo menos a primeira vista estão bem construídas.  O principal ponto de divergência reside na reimaginação da apresentação de certas mecânicas comuns do D&D. Elas podem tanto esclarecer como confundir ainda mais. A mais célebre é a regra de ataque, chamada de “atack throw”. Refutando o legado do “menor melhor” da matriz de combate e da TAC0, a racionalização das jogadas de proteção foi usado para descrever a do ataque. No fim, dá na mesma, mas a mudança de nomenclatura e número pode confundir muita gente.
Outra mudança na base concerne a magia. Apesar de manter o aprendizado e o limite vanciano, um novo sistema, chamado de repertório, permite ao mago se se adaptar a situação do encontro e um magia qualquer que tenha memorizado de antemão, sem limite de repetição.Ou seja, ele pode lançar a mesma magia o quanto for necessário e quanto for seu limite diário para aquele nível.
Mesmo sendo claramente um retroclone, ACKS possuem diferenças o suficiente para ter identidade própria. Isso é uma boa coisa para o movimento da velha guarda. Mesmo que você não venha o utilizar como um sistema fechado, o próprio sistema econômico, que pode ser retirado e usado em qualquer outra versão do jogo já vale seu preço. o livro possui um charme extra ao evitar ser predominante ocidentalizado em suas ilustrações, com uma clara inspiração egípcia e médio-oriental. Recomendo só por isso, e ainda mais para aqueles que procuram um sistema D&D completo e não estão interessados em “remendar” e “repensar” seu jogo.

2 comentários:

  1. Há, de fato, grandes janelas para luz nas regras descritas Paulo, coisas que pensarei em usar. Gostei da nova aparência do blog.

    ResponderExcluir
  2. Vlw Álvaro pelo comentário. Que bom que tem coisa nesse material que te despertou interesse. Sistema de qualidade, afirmo.

    ResponderExcluir

O que é Masmorras da Mente?

Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!