Sobre aventuras em masmorras esquecidas e florestas assombradas que se passam apenas na imaginação
sábado, 15 de outubro de 2011
Você já ouviu falar do E6?
Bando de capangas: uma regra opcional
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Método “Arnesoniano” de resistência
Não é novidade para muitos que Dave Arneson tinha uma visão particular de como jogar seu D&D em comparação a de Gigax, e qualquer pesquisa rápida na net proporcionará horas e horas de relatos do início do hobbie e a contenda entre os dois gigantes. O objetivo desse post não é relembrar esses relatos, mas mostrar uma abordagem que Arneson utilizava em seus jogos diferente da que ficamos acostumados pelo jogo oficial.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Monte Cook e designers de rpgs
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Uma questão de mortalidade
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
O papel das regras em um RPG
Toda vez que abrimos um novo livro de RPG, nos deparamos com as clássicas perguntas “O que é um RPG?” e “Para que servem as regras?”. Praticamente todas as vezes também, lemos que as regras servem para dar consistência as atividades de “faz de conta”, para evitar argumentos e manter coerência de resultados. Mas essa é apenas parte da resposta…
sábado, 30 de julho de 2011
Trailer cinematográfico de D&D Encounters
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Mario Bros. encontra GTA
Pontos de vida: regras variantes
Alguma coisa nos posts sobre Mike Mearls fizeram despertar meu espírito aventureiro. Aventureiro de regras é claro. Quando nos perguntamos o que define Dungeons & Dragons, questionamos se não são suas regras peculiares. Mas como a maioria concorda que D&D é mais que suas regras, então vemos que nenhuma mecânica é sagrada. Será mesmo? O quanto podemos mudar em um conceito e ainda identificar o resultado como D&D? Meus últimos posts tem partido dessa premissa, e quanto mais questiono mais propostas diferentes de conseguir um efeito aparecem. Algumas, como esta sobre pontos de vida, vou compartilhar com vocês, 1d8 leitores do blog.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Atributos: virtudes, limitações e opções
domingo, 24 de julho de 2011
Questionando “vacas sagradas”: Atributos
Esse estranho título tem a intensão de deixar claro que a discussão sobre o tema escolhido pode ir bem longe (tanto em tamanho como em críticas). Neste caso, busco analisar o papel dos atributos no D&D, suas interações nas diferentes edições, a relevância ou não da sua existência como um todo e individualmente e qualquer outra ideia maluca e mirabolante que surgir. Então comecemos a mexer nessa casa de marimbondo.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Verdades do mundo RPG
“The secret we should never let the gamemasters know is that they don’t need any rules.” – Gary Gygax(O segredo que nós não deveríamos deixar os mestres de jogo conhecerem é que eles não precisam de regra alguma)
“O segredo que nós não deveríamos deixar os consumidores conhecerem é que eles não precisam de livro algum para jogar rpg” – executivo anônimo da Wizards